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22 Sintomas da deficiência de Magnésio. Você vai se surpreender!

Sintomas da deficiência de Magnésio!

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Atualizado: Novembro/2017

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O magnésio  é de suma importância tanto para a vida vegetal, quanto animal. Além de não saber quais são os sintomas da deficiência de Magnésio, pouca gente sabe que  este mineral é essencial para o ser humano,  e que a sua maior parte se encontra nos ossos.

Ele pode estar presente em inúmeros alimentos, tais como,  hortaliças, nozes, leguminosas, cereais integrais, sementes e outros.

Infelizmente, a agricultura intensiva e capitalista, excede na quantidade de agrotóxicos e aditivos químicos, produzindo assim, alimentos carentes de magnésio.

A falta deste importantíssimo mineral no nosso organismo, pode trazer sérias consequências para a saúde.

Continue lendo e,  logo abaixo,  você irá conferir vários benefícios e também  22 sintomas da deficiência de magnésio no organismo.

Você sabia que este elemento ajuda no ganho de massa muscular? Pois é! Esse é apenas um dos inúmeros benefícios que o mineral exerce em nosso corpo.

O magnésio é um dos componentes de extrema importância para o equilíbrio das ações do organismo e a sua deficiência pode comprometer o seu funcionamento. Será que falta magnésio no seu corpo?

Será que falta magnésio no seu corpo?

A deficiência de magnésio é muito comum na maioria dos países, inclusive no Brasil e essa situação tende a ser cada vez mais frequente devido ao estilo de vida pouco saudável que estamos vivendo.

Isso porque o alto consumo de alimentos processados, o excesso de álcool, de cafeína e de açúcar, somados ao processo natural de envelhecimento, são os principais causadores dessa carência.

E ainda tem mais um agravante: a pressão e estresse cotidianos e treinamentos intensos na academia também provocam o esgotamento do magnésio no organismo.

Por que o magnésio é importante para a saúde?

O magnésio é o segundo mineral intracelular mais abundante em nosso organismo, perdendo apenas para o potássio.

Bem versátil, ele ocupa múltiplas funções importantes, controlando 18 outros minerais e participando de mais de 300 reações bioquímicas e metabólicas.

Sua carência pode ocasionar alterações e problemas de saúde graves já que ele regula o sistema nervoso, muscular e a pressão sanguínea. Sendo também necessário para a absorção da vitamina D e para o sistema imunológico.

Com tanta atividade, o magnésio é um nutriente que age para o equilíbrio das reações do organismo e para o bem estar, sendo indispensável para a vida.

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Esportistas e quem pratica muitas atividades físicas regularmente necessitam de mais energia, consumindo mais rapidamente as reserva de magnésio.

Isso significa que esse grupo precisa aumentar o consumo do nutriente para evitar os negativos sintomas da deficiência de magnésio e também para aproveitar o beneficio do ganho de massa muscular.

Além disso, o mineral também ajuda a evitar as cãibras, muito comum em pessoas muito ativas.

Como saber se estou está com deficiência de magnésio?

Ao contrário dos outros minerais e vitaminas, a deficiência de magnésio não é diagnosticada por meios de exames comuns de sangue.

É necessário exames específicos. Então, uma das opções  é avaliar os sintomas clínicos que a carência pode  sinalizar no corpo.

Ou seja, não existe uma sintomatologia 100 por cento que indique a falta crônica do magnésio, só sendo possível supor a sua deficiência através da observação dos sinais mais comuns. Por isso fique bem atento à sua saúde.

Sintomas da deficiência de magnésio

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Agora você vai conferir uma lista com os 22 sintomas da deficiência de magnésio.

  1. Arritmia (alteração do ritmo cardíaco)
  2. Ansiedade
  3. Depressão
  4. Enxaquecas e dores de cabeça frequentes
  5. Pressão alta
  6. Odor corporal
  7. Má circulação sanguínea
  8. Irritação constante
  9. Flatulência (gases)
  10. Colesterol alto
  11. Tiques faciais
  12. Apatia
  13. Convulsão
  14. Hiperatividade
  15. Deficiência no crescimento
  16. Enurese noturna (urinar na cama durante a noite)
  17. Cálculo renal
  18. Falta de apetite
  19. Problemas musculares como cãibras, espasmos e formigamento no membros inferiores
  20. Insônia
  21. Cansaço e fadiga
  22. Dificuldade de concentração e atenção

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Se você apresenta ao menos dois dos citados acima, fique atenta aos outros sintomas da deficiência de magnésio, pode ser que esteja com carência desse importante mineral e necessite tomar algum complemento para equilibrar e notar uma melhora na saúde.

Esse complemento pode ocorre através de cloreto, carbonato ou lactato. Sendo que a forma mais eficiente e rápida de repor o magnésio no organismo é através do Cloreto de Magnésio P.A (Para Análise) pois é mais puro e o corpo absorve melhor.

Assista ao vídeo do Dr. Luiz Moura, maior autoridade no Brasil sobre o Cloreto de Magnésio e seus benefícios!

(Para quem se interessar, existem vários grupos no facebook falando  e trocando experiências exatamente sobre o Cloreto de Magnésio). 

https://www.facebook.com/groups/218960471502595/1149394201792546/?notif_t=like&notif_id=1472859202100794

Entretanto, é importante evitar a automedicação. Mesmo sendo apenas suplemento, ao notar a presença dos sintomas da deficiência de magnésio, procure um médico para que ele indique  a necessidade ou não da complementação e que faca isso da forma mais adequada ao seu organismo.

Por que falta magnésio em nosso organismo?

Como vimos no inicio do artigo, uma das causas da falta de magnésio é o crescente consumo de alimentos industrializados e a má alimentação, que acaba provocando um déficit nutricional.

Muitas vezes, uma simples melhora nos hábitos e o policiamento para ter uma alimentação mais variada e balanceada, pode contribuir para resolver o problema de carência desse importante mineral. Em alguns casos , é necessário a suplementação.

Embora o solo brasileiro seja muito rico, quando se trata de magnésio, não podemos dizer a mesma coisa. Infelizmente, o magnésio está presente, mas não de forma tão abundante.

Dentre os alimentos com uma  boa chance de se encontrar maior quantidade de magnésio, estão:

Recomendado pra você: A carência dessas 3 vitaminas é a causa da sua enxaqueca

Boas fontes de magnésio

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  • Nozes e sementes: amendoim, amêndoa, castanhas diversas, semente de girassol, gergelim
  • Hortaliças:  espinafres, couve, beterraba, folha de beterraba, grão-de-bico, ervilha, feijão, mandioca, lentilha, batata com casca, quiabo, soja.
  • Grãos e derivados: aveia, farelo de aveia, arroz integral, farelo de arroz, granola, cevada, farinha de centeio, farinha de trigo integral, gérmen de trigo, farelo de trigo, massas feitas com trigo integral, cereais instantâneos (Nesfit e All Bran).
  • Demais alimentos: chocolate amargo,  tofu, ostra, camarão, melaço, leite em pó, manteiga de amendoin…
  • Frutas: abacate, maça, banana, pêssego, figo seco e  damasco

Em uma porção de 100g desses alimentos citados acima são calculados, em média, 30mg de magnésio.

Sabendo disso, dá para calcular, mais ou menos, a quantidade de magnésio da sua alimentação.

Isso é importante para você tentar equilibrar o nível de nutriente no seu organismo, tendo sempre como base a quantidade recomendada por dia para uma vida saudável e atividade cerebral.

Confira  a seguir:

  • Crianças: 170 mg
  • Mulheres: 280 mg
  • Homens: 350 mg
  • Grávidas: 320 mg
  • Lactantes: 355 mg

Para ajudar na sua alimentação, você pode preparar um poderoso suco funcional rico em magnésio.

Basta juntar algumas folhas verdes, uma maçã, uma banana e brotos de alfafa e bater tudo no liquidificador. Se desejar, adoce com um pouco de mel.

Tomando essa bebida diariamente você vai notar uma grande melhoria no bem estar e disposição, em pouco tempo.

E lembre-se: É sempre importante consultar um médico antes de qualquer medicação ou suplementação.

Agora que você já sabe quais são os 22 sintomas da deficiência de Magnésio no organismo, fique atenta e cuide mais de você. Com a saúde não se brinca!

E você, sabe de outras receitas com ingredientes ricos em magnésio? Conte para gente!

Por Divina Albuquerque

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Divina Albuquerque

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