6

Principais causas de dores nas pernas!

Dores nas pernas e cansaço: saiba as principais causas agora!

pernas-cansadas1-300x225

Atualizado: Dezembro/2017

A sensação de dores nas pernas e cansaço é uma queixa muito comum nos dias atuais. E não é difícil entender que o cotidiano frenético e muito sedentarismo são características de um estilo de vida que pouco contribui para uma vida saudável.

No entanto, é errôneo presumir que a sensação de pernas cansadas é apenas um simples estado de fadiga, que se resolve com um bom dia de descanso. Dores frequentes nas pernas podem ser um sinal de alerta para a presença de uma patologia crônica que merece um pouco mais da sua atenção.

O cansaço e as dores nas pernas são comuns em todas as faixas etárias e podem, realmente, significar apenas uma fadiga. Mas, por outro lado,  também podem apontar para problemas locais ou doenças sistêmicas.

Confira abaixo algumas das principais causas de dores nas pernas e cansaço e o que você pode fazer para evitar ou amenizar as dores.

Problemas circulatórios

Problemas circulatórios nas pernas estão, em sua maioria, relacionados à ocorrência de varizes, veias tortuosas que se tornam muito aparentes, principalmente na parte posterior da perna e do joelho. Os casos de incidência são maiores em mulheres a partir dos 40 anos.

Mesmo antes das varizes se tornarem visíveis, as dores nas pernas e a sensação de cansaço podem ser sentidos, principalmente ao final do dia. Quem tem histórico familiar deve ficar mais atento, evitar ficar muito tempo em pé ou sentado e exercícios pesados.

As atividades físicas leves, são ótimas aliadas para melhorar a circulação sanguínea, que é uma das principais causas de dores nas penas e cansaço.

O tratamento por medicamentos é feito somente com orientação médica e o melhor tratamento depende de cada caso. O importante é procurar um médico para melhorar o problema, pois as varizes tendem a se agravar.

Dor muscular ou mialgia

Dores nas pernas por origem muscular podem ser causadas após praticar exercício físico sem intervalos para recuperação. O uso de sapato desconfortável  ou um esforço físico além da sua capacidade também pode provocar dores. Nesses casos, as dores surgem ao final do dia e é muitas vezes dita como ‘cansaço nas pernas’.

Para evitar a mialgia é importante manter uma rotina de exercícios físicos para fugir do sedentarismo e fazer pausas durante o dia de trabalho para estica e alongar os músculos.

Para aliviar a dor, tome um banho morno ao final do dia e deite com as pernas um pouco elevadas para facilitar a circulação sanguínea, ajudar a desinchar e aliviar o incômodo.

Episódios persistentes e sem qualquer cuidado específico podem provocar inflamações, como tendinites e bursites. Nesses casos, podem ser indicadas sessões de fisioterapia. O importante é encontrar um profissional competente,  para diagnosticar as principais causas das dores nas pernas e cansaço.

Problemas de coluna

Quando as dores nas pernas são causadas por problemas na coluna, é comum sentir dor no fundo das costas, nos glúteos e na parte detrás da coxa. Além disso, você pode sofrer com formigamento e até mesmo muita fraqueza nas pernas.

Essas dores são causadas pela compressão dos nervos da coluna lombar que se irradia constantemente para os membros inferiores. É importante lembrar que pode estar relacionado   com a postura inadequada, obesidade e sedentarismo.

Dependendo do grau de compressão, pode afetar ou limitar os movimentos devido às dores.

Tentar não levantar objetos pesados e fazer esforços exagerados são formas de evitar que o problema se agrave. Para aliviar os sintomas, use uma compressa de morna na localidade da dor por cerca de20 minutos.

O tratamento deve ser feito com repouso, terapias físicas e reeducação postural. Em casos de dores intensas, podem ser receitados analgésicos. Em alguns casos,  relaxantes musculares para cessar ou atenuar o desconforto.

Recomendado pra você: 25 alimentos ricos em colágeno ou que estimulam a sua produção.

Problemas articularesDor-pernas-300x200

As pessoas costumam descrever as dores nas articulações como sensação de desconforto, queimação ou rigidez (principalmente nos 15 minutos da manhã) nas articulações do corpo.

Podem ocorrer em qualquer idade, mas são relatadas com mais frequência em idosos. Geralmente essa faixa etária apresenta muitos problemas ortopédicos como artrite, artrose, bursite, entre outros.

Quem sofre com inflamação nas articulações pode sofrer com dores nas pernas por causa do intenso esforço para poupar as juntas. O esforço acontece durante a execução de alguns movimentos. Essa situação acaba provocando uma fadiga muscular e perda da força.

Uma boa forma de aliviar essas dores é aplicar uma compressa de água quente sobre a articulação afetada (como joelho ou tornozelo), durante cerca de 15 minutos.

O tratamento é realizado com anti-inflamatórios e fisioterapias, mas é recomendado consultar o ortopedista.

10 dicas para evitar as dores nas pernas

  1. Se você precisa ficar muitas horas em pé ou sentado, tente andar um pouco e fazer alguns alongamentos, no mínimo de hora em hora.
  2. 2. Quem trabalha sentado deve ficar atento à postura. O correto é sentar bem encostado à cadeira e não cruzar as pernas.
  1. Quando estiver descansando em casa, deite-se por alguns minutos com as pernas elevadas, acima da altura do coração.
  2. Sol e calor podem ser inimigos da sua perna. Evite deixá-las expostas ao sol por muito tempo e tomar banho com água em temperatura mais elevada.
  3. Tome um banho de água morna e, durante o banho, passe para uma temperatura mais fria. Repita algumas vezes para melhorar a circulação das pernas.

 

  1. Também para melhorar a circulação, na hora de dormir faça uma boa massagem nas suas pernas, com movimentos circulares, de baixo para cima.
  1. Tente usar um calçado baixo e bem cômodo. As roupas e meias também devem ser confortáveis.
  1. Mantenha o peso adequado para o seu corpo e pratique exercício físico regularmente.
  1. Tenha uma alimentação saudável e equilibrada. Alimentos que contem muito açúcar e gordura são prejudiciais para a sua saúde das suas pernas.
  1. Não fume! O tabaco é extremamente prejudicial para a circulação do corpo, sendo uma das principais causas de dores nas pernas.

Aqui você leu sobre as principais causas de dores nas pernas e cansaço. Mas atenção: Nunca ignore os sintomas e sinais recorrentes do seu corpo.

Procure o médico o quanto antes para que ele possa investigar a causa das suas dores nas pernas através de exames específicos. Além disso, somente um profissional da saúde pode prescrever medicação para amenizar as dores. Cuide bem de você! Sua saúde agradece.

Gostou desse artigo? Curta e compartilhe!

Recomendado pra você ↓

18 coisas que toda mulher tem que saber pra encarar a menopausa de cabeça erguida

→Doenças coronarianas na mulher e sua relação com a obesidade

 

Forte abraço!

Gostou? Curta e Compartilhe!! 🙂
(Visited 7.614 times, 2 visits today)

Comentários

Divina Albuquerque

6 Comments

  1. Muito interessante. Mas meu problema são essas dores. Quando enfrentei uma crise de dor lombar, o médico me indicou colchão ortopédico.

  2. Boa tarde, Ines. É um prazer te-la como leitora. Sempre temos conteúdos de qualidade e exclusivos. Volte sempre e obrigada pela visita! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *