Congelamento: Diversos alimentos

Como congelar alimentos corretamente

como-congelar-alimentos-corretamente

Já percebeu como deixamos estragar boa parte dos alimentos que compramos?

Uma excelente opção  para amenizar e evitar tanto desperdício é o congelamento. Mas, é preciso congelar da forma certa.

Para iniciar a prática do congelamento é muito importante que você saiba de algumas informações e técnicas corretas.

Confira abaixo super dicas para congelar bem os alimentos, facilitar o seu dia a dia e, principalmente, evitar o desperdício.

Etapas do congelamento

  • Separe alimentos de boa qualidade e limpos;

  • Faça os procedimentos necessários para cada tipo de alimento (veja abaixo);

  • Coloque em embalagens adequadas como potes plásticos, vidro ou sacos plásticos próprios para alimentos. Ponha quantidades pequenas, ideais para o consumo de uma refeição e tente retirar o ar. Para isso você pode usar  uma bombinha específica ou um canudo;

  • Identifique com uma etiqueta contendo data de fabricação e data de validade;

  • Coloque no freezer na temperatura adequada, abaixo de 18ºC;

  • Conserve os alimentos congelados numa temperatura de -18ºC por até 3 meses; Nunca re-congele os alimentos.

Como congelar alimentos corretamente: Frutas

As frutas devem ser limpas e os caroços devem ser retirados. Armazene as frutas na quantidade exata que você ou sua família consomem.

Coloque uma etiqueta com os dados descritos acima e coloque na embalagem. As frutas congeladas devem ser consumidas em preparações como bolos, tortas, vitaminas, sucos entre outros.

Congelamento de hortaliças

Para congelar hortaliças é necessário usar uma técnica chamada branqueamento.

A técnica conserva melhor as características como sabor, cor e textura dos alimentos.  Além disso, contribui para diminuição da atividade enzimática e na proliferação de bactérias.

O branqueamento se refere à lavagem correta das hortaliças, onde devem ser retiradas as partes estragadas. Em seguida, deve-se submergir o alimento em água fervente e rapidamente colocá-lo em água fria. Esse procedimento faz com que ocorra o choque térmico e pare o cozimento.

Siga os passos abaixo

  1. Branquear (escaldar) os vegetais em 2,5 litros de água, mergulhando cerca de 300g cada vez, com o auxílio de uma peneira. Os vegetais deverão ficar imersos na água fervente pelo tempo indicado na tabela.

       A mesma água pode ser usada para até 8 porções do mesmo tipo de vegetal,  aguardando-se levantar fervura antes de mergulhar nova porção (para vegetais diferentes é necessário trocar a água). Siga a tabela!

Tabela-congelamento-hortaliças

  1. Resfriar os vegetais no mesmo espaço de tempo em que foram escaldados, também com o auxílio da peneira. Passar primeiramente os vegetais em água fria corrente e em seguida mergulhá-los em água com gelo.

     3.Secar bem, embalar e etiquetar.

Como congelar alimentos corretamente: Carnes

As carnes, bem como aves e peixes, devem ser limpas e as partes não comestíveis (como a gordura excedente) devem ser retiradas. Esses alimentos devem ser armazenados na quantidade em que serão consumidos.

Congelamento de alimentos pré-preparados

Prepare os alimentos com pouco tempero e não exceda o tempo no fogo, já que os alimentos serão aquecidos novamente.

Após o preparo dos alimentos, coloque-os em embalagens adequadas, na quantidade a ser consumida em uma refeição, em seguida coloque a embalagem do alimento pronto em cima de um recipiente com água fria e gelo. Depois, coloque o alimento no refrigerador e após o resfriamento, coloque no freezer.

Alimentos que não devem ser congelados

Ovo com casca, maionese, chantilly, iogurte, etc

Também não devem ser congeladas as folhas para serem consumidas cruas, tais como:  alface, agrião, escarola e rúcula, pois perdem o sabor e a consistência.

No entanto, as folhagens cozidas são ótimas opções para congelar. Caso semelhante é o das frutas. Quando o objetivo for  servi-las ao natural, não devem ser congeladas. Porém,  se o intuito é usá-las para sucos, tortas, doces, entre outras coisas, é totalmente indicado.

Queijos com pouca gordura, iogurtes caseiros, coalhadas, maioneses e cremes à base de amido de milho também não congelam bem.

Descongelamento

Os alimentos devem ser descongelados sempre colocando o alimento no refrigerador. O  microondas também pode ser usado ou,  se preferir,  descongele naturalmente  por no máximo 4 horas. É muito importante usar sempre  a embalagem adequada.

Recomendado para você: Dicas de Culinária

Fonte: cyberdieta

 

Gostou? Curta e Compartilhe!! 🙂
(Visited 31 times, 1 visits today)

Comentários