0

Cuide da Sua Saúde Mental: Aprenda agora 7 maneiras de relaxar sem praticar meditação!

Sharing is caring!

Como relaxar a mente e corpo sem praticar meditação. 

 

como-relaxar-a-mente-1-300x200

Você gostaria de desfrutar dos benefícios  da meditação , mas fica intimidada pelas posições que muitas vezes parecem difíceis e super  complicadas?

 A meditação é um processo simples, sem esforço algum, mas no início pode parecer   uma tarefa esmagadora e quase impossível para muitas pessoas.

Então, a pergunta que não quer calar é: Como relaxar a mente e corpo sem praticar meditação? A boa notícia é que existem diversas  maneiras de você cultivar um estado de consciência tranqüila que não envolvem a tradicional meditação sentada.

Logo abaixo vamos destacar algumas  atividades alternativas que podem promover muito bem estar, melhorar o foco, concentração, clareza, além de   proporcionar tranqüilidade e paz.

É isso mesmo. Você vai aprender 7 maneiras super  fáceis de como relaxar a mente e corpo de forma prazerosa. Vamos lá!

 1- Uma caminhada pode fazer milagres

Natureza e exercícios é uma dupla perfeita para a melhoria da saúde e bem estar. Estudos científicos comprovam que uma hora em meio a natureza pode controlar a ansiedade e  auxiliar no combate à depressão.

Isso acontece por que a natureza nutre o nosso corpo, mente e espírito. Afinal, querendo ou não, fazemos parte dela.

Encontre um lugar tranqüilo junto à natureza para fazer  a sua caminhada. Enquanto estiver caminhando, tome consciência da sua respiração.

Preste atenção  nas sensações que ocorrem em seu corpo, os batimentos cardíacos, e,  todas as manifestações que ocorrerem.

Observe todos os detalhes de seu entorno: as plantas menorzinhas e também as grandes árvores,  as cores, pássaros, borboletas…

Não se esqueça de observar também   o  ritmo de seus movimentos,  como  seus pés  pisam no chão  de  uma maneira harmônica. Faça isso sem distração.  Não permita que problemas do dia-a-dia invadam o seu pensamento. Este é o seu momento, então deixe os problemas de lado.

2- Jardinagem relaxa

orquídeas-300x213

Faça das plantas as suas aliadas. Que tal investir num pequeno jardim? Se você não tiver espaço na sua casa, ou morar em apartamento, é possível fazer isso utilizando pequenos vasos. Alguns, plantam hortaliças que se adaptam muito bem em pequenos espaços.

Outras pessoas, cultivam e são apaixonadas por orquídeas. Participam de grupos de orquidófilos, trocam informações, mudas, sementes e, o que é ainda melhor, fazem muitas amizades. Costumam dizer que é uma verdadeira terapia.

Se você quiser começar a sua sessão relaxante cultivando belíssimas Orquídeas clique AQUI.

Enquanto cuidar das plantas, tente manter um estado de calma, concentração, foque totalmente no que estiver fazendo. Observe as folhas, flores; sinta a textura, o perfume…

Mantenha o foco nas sensações de suas mãos afagando a terra ou outros elementos utilizados no plantio. Enquanto você se move, sinta a sua respiração e  brisa leve soprando e acariciando o seu rosto. Aos poucos, a sua sessão de jardinagem se tornará uma prática muito, muito   prazerosa, relaxante e de atenção plena.

3- Dance e sinta como relaxar a mente (com prazer)  é fácil

Dance! Há quanto tempo você não dança? Nunca foi muito de gostar de dançar? Tudo bem, nunca é tarde para começar. Além disso, você não vai participar de nenhum concurso de dança.

Então, não se preocupe com a coreografia, certo? Apenas em colocar o corpo e a mente em movimento.

Escolha uma música tranquila, que eleve a alma, feche os olhos e permita que seu corpo se movimente livremente. Tente usar um espaço aberto como quintal, varanda, sala, ou onde você achar mais adequado.

Este é o seu encontro com você mesma. Não se intimide e dance , preferencialmente, onde ninguém possa interromper. Afinal, é o seu momento.

4- Tai Chi Chuan

mulheres-tai-chi

Há muitas maneiras de mover o seu corpo de forma consciente. O tai chi chuan é considerado uma excelente prática,  proporcionado diversos benefícios,

 O Tai Chi Chuam  é tão benéfico para a saúde física e mental que na China ele é praticado por milhões de chineses, em parques,  hospitais, academias,  clínicas, empresas, etc.  Confira alguns dos benefícios proporcionados por essa técnica milenar:

  • Ativa a energia interna vital
  • Diminui o estresse e a sobrecarga mental
  • Contribui para o pleno desenvolvimento do potencial espiritual e mental
  • Aumenta a concentração e o foco
  • Fortalece o sistema imunológico e previne doenças
  • Auxilia na superação de limites e medos
  • Promove maior flexibilidade e relaxamento muscular para todo o corpo
  • Proporciona serenidade e equilíbrio das emoções

5- Toque um instrumento

A música é uma saída criativa incrível. Você sabia que a música contribui para o desenvolvimento do cérebro de bebes? Sim, a música traz muitos benefícios e a  cada dia novos estudos reforçam isso.

Uma pesquisa recente comprovou o poder da música no auxilio ao tratamento de pessoas com câncer. Ficou claro que a música aumenta a imunidade, além de promover outros benefícios aos doentes. Confira o estudo aqui!

Você gosta de ouvir músicas? Já pensou em tocar um instrumento?  Você não precisa ser talentosa  para isso. O objetivo aqui, é promover o seu bem estar, foco, concentração, tranqüilidade e se   divertir mesmo.

Tocar um instrumento ativa partes do cérebro que promovem sensações únicas em quem toca. (comprovado pela neurociência)

Escolha o instrumento  da sua preferência para começar a tocar e usufruir dos benefícios. E não invente desculpas, pois o propósito  não é  conquistar um público, mas concentrar sua atenção, observar melodia, ritmo, som e sensações.

6- Desfrute de um por do sol

 mulher-por-do-sol

O pôr do sol é um lembrete brilhante de  que cada dia nos oferece um novo fim e um novo começo. Contemplar um belo por do sol, é revigorante ao mesmo tempo que transmite paz.

Diante de um momento desses, esqueça a sua lista de afazeres, os seus problemas, enfim , se permita  perder-se  nas cores vibrantes e no verdadeiro espírito de quem contempla um magnífico  pôr do sol.

7- Faça  Artesanato

Existem vários estudos ressaltando os benefícios do trabalho manual.  As técnicas são diversas, assim como os materiais e objetos a serem criados.

A produção promove a concentração, impulsiona  a criatividade e o desenvolvimento de habilidades,  até então desconhecidas.  Aprender e criar algo novo é altamente estimulante para o cérebro.

Além disso, o artesanato,  favorece a reflexão e contribui para ajudá-la(o) a se sentir mais tranqüila, relaxada e de bem com você  mesma. Que tal começar ainda hoje? 😉

Você pode conferir acima várias alternativas de como relaxar a mente e corpo, para melhorar a sua qualidade de vida,  para encontrar paz e tranqüilidade sem, necessariamente, praticar a meditação.

Aliás, essas atividades alternativas vão muito além de como relaxar a mente. Na prática, elas promovem inúmeros benefícios não apenas para a mente, mas favorecem à saúde física também prevenindo doenças.

O importante é afastar-se do barulho e corre  corre do cotidiano e permitir-se um encontro com você mesma.

Isso, como já foi mencionado, pode ser feito de maneira bem simples até mesmo ao contemplar uma exuberante paisagem, um por do sol, uma chuva caindo…

Descubra a sua maneira e seja feliz!  🙂

RECOMENDADO PRA VOCÊ ↓

5 Maneiras de praticar e desenvolver  a sua  espiritualidade

→Saiba o que acontece em seu cérebro quando você lê poesia

Isolamento social e solidão podem matar mais que a obesidade

 

Related Post

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *