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Como o stress afeta seu corpo e pode paralisar você. Saiba mais…

Como o stress afeta seu corpo. Saiba como lidar antes que adoeça!

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O stress é uma forma de defesa do nosso organismo. Mas, em excesso…

Isso mesmo! O corpo reage liberando hormônios que, levam ao aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, diante de uma situação de perigo. Dessa forma, está nos preparando para enfrentar o obstáculo.

Mas, o que acontece no dia a dia é muito mais do que isso. O que vemos são pessoas excessivamente estressadas com os desafios no ambiente de trabalho, preocupação com as contas a pagar, trânsito, medo de assaltos, etc

Viver dessa forma, constantemente,  sob extrema pressão pode causar sérios danos à sua saúde. O stress quando não controlado faz mesmo uma avalanche de estragos; seja física ou emocionalmente.

Você sabia que pelo menos 60% de todas as doenças podem ser de alguma forma atribuídas ao stress? 

Amiga leitora, você já teve a curiosidade em  saber como o stress afeta seu corpo?

Seja emocional ou físico, o stress diminui a imunidade e provoca um desequilíbrio em cadeia, criando um verdadeiro caos de reações químicas que o corpo precisa lidar e enfrentar, diariamente.

Esse desgaste, ininterrupto,  provocado pelo stress pode empurrar você para o “abismo”  de doenças sem causas aparentes  e, muitas vezes, de difícil diagnóstico.

Agora você vai entender o que realmente significa essa palavra,  tão falada e, muitas vezes, incompreendida. Mais do que isso, você vai saber como o stress afeta seu corpo, e quais são as principais consequências

Além disso, você vai aprender,  também, a forma mais adequada de lidar com seu stress. Isso é fundamental para não adoecer. Continue lendo!

Como o stress afeta seu corpo e mente

Não importa quão grande ou pequena seja a situação estressante, principalmente, se for de  forma continua.

Em muitos casos, o corpo produzirá uma reação semelhante como se você estivesse prestes a ser atacada por um leão. Ou, ainda, como se você estivesse prestes a ser vítima de um assalto à mão armada.

É imprescindível compreender a forma avassaladora de como o stress afeta seu corpo e mente. É essa informação,  e tomada de consciência, que te possibilitará a  identificar os sinais e buscar um tratamento adequado. 

Alarme: Seu cérebro recebe uma mensagem de que você está sendo exposta a uma ameaça em potencial e precisa reagir.

Disparador do cérebro: A  amígdala, uma parte do cérebro relacionada às respostas emocionais e tomadas de decisões, envia uma mensagem ao hipotálamo, que, entre diversas funções, também participa no processo de produção hormonal.

Assim que recebe a mensagem, o hipotálamo parte pra ação numa reação em cadeia, envolvendo a amígdala, as glândulas pituitárias e adrenais.

Esse processo é conduzido por impulsos nervosos e uma cascata de hormônios, entre eles o CRH, o ACTH e os glucocorticóides.

Liberação hormonal : Adrenalina e cortisol – dois hormônios do stress – são liberados no sangue.

Reação corporal : O cortisol aumenta o nível de açúcar no sangue, e a adrenalina torna os batimentos cardíacos mais rápidos.

Isso faz com que mais sangue é bombeado no corpo. Então, você está preparada para lutar ou fugir.

Stress crônico contra crise crônica

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A Natureza é perfeita! O cérebro e corpo humano foram desenvolvidos  para lidar com o stress agudo ou de curto prazo

Como foi mencionado, no início, isso faz parte da defesa do organismo. Mas, o excesso é altamente maléfico.

Naquele exemplo que demos, você fugiu do leão e,  após o episódio, a sua rotina voltou ao normal. Até aí, tudo certo!

De acordo com o cientista e professor de psiquiatria, Firdaus Dhabhar, da Universidade de Stanford, EUA, o stress agudo e passageiro, pode realmente melhorar a sua saúde e a função do sistema imunológico.

Dr. Firdaus Dhabhar,  foi o primeiro cientista a estudar e reconhecer esses benefícios proporcionados pelo stress agudo e de curto prazo. Se houver interesse, leia o artigo aqui.

Segundo ele, o problema começa quando seu corpo está em estado constante de stress, e a química do corpo não tem tempo para retornar à sua linha de base e equilíbrio.

Tensão crônica silenciosa e destrutiva

A tensão crônica torna muitos tecidos vulneráveis a danos. As pessoas podem estar tão acostumadas a viverem expostas à situações estressantes que se adaptam, mentalmente, a elas.

No entanto, essa “adaptação” não significa que seu corpo não está sofrendo e pagando um alto preço. 

Quando você enfrenta insatisfação, medo, angústia, desconforto, raiva, tensão, ansiedade e frustração, diariamente, e isso torna-se normal para você, significa que os efeitos negativos do stress estão, silenciosamente, se acumulando e até mesmo, sendo somatizados.  

Muitas pessoas suportam esse caos emocional por anos e anos. Porém, um dia a sua saúde mental e física, de alguma forma,  drasticamente,  desaba!

Como o stress afeta seu corpo: Stress crônico e os principais sintomas

Períodos de stress agudo e prolongado podem se transformar em stress crônico. Como resultado, uma descarga implacável de sinais de alarme, atinge muitos órgãos do seu corpo.

Essa sobrecarga de sinais de alerta pode danificar esses órgãos, desencadeando doenças graves. 

Os sintomas vão muito além do cansaço, irritação e dificuldade de concentração. Confira abaixo mais alguns sintomas físicos e psicológicos do stress

Sintomas Psicológicos do Stress Sintomas Físicos do Stress
Sensação de perda do controle; insatisfação com a vida Úlceras no estômago, síndrome do intestino irritável
Falta de concentração; flashes de memória;  atenção reduzida Mãos frias e suadas; tensão muscular; dores nas costas
Erros recorrentes e esquecimentos Insônia;  asma; manchas na pele; alergias
Medo de tomar decisões; desorganização mental ​Problemas cardíacos e gastrointestinais
Impaciência; irritabilidade; medo; pesadelos Enxaqueca; fadiga; tonturas
Preocupação excessiva; angústia; ansiedade; descrença… Baixa imunidade;  queda de cabelos; dentre outros

 Como o stress afeta seu corpo e suga sua energia

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Cérebro: se o estressor externo não desaparecer, ou seja: (preocupações familiares, trabalho massacrante, prazos constantes, chefes assediadores, parceiros agressivos, doenças, contas, etc) o cérebro não pode retornar ao seu estado anterior de equilíbrio e relaxamento.

Minha amiga, você já imaginou o que é viver com essa overdose emocional, 24 horas por dia durante semanas, meses e  anos? Não há corpo que aguente! A saúde vai, evidentemente,  trazer a conta.

Diferentes condições mentais podem se desenvolver como resultado da exposição constante  ao stress, incluindo:  transtorno de ansiedade, paranoia, depressão, abuso de substâncias, suicídio, dentre outros.

Coração: O stress aumenta os batimentos cardíacos.  Quando a freqüência cardíaca aumenta  por um período prolongado, o músculo do coração fica muito, muito cansado. Isso pode contribuir para aumentar a pressão arterial.

A pressão arterial elevada é um fator de risco para diversas  doenças cardiovasculares, incluindo ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. O diabetes tipo 2 também está associado a um estilo de vida estressante.

Trato digestivo : A queda constante de hormônios afeta seu intestino e torna-o menos eficiente na absorção de alimentos, levando ao ganho de peso.

Muitos distúrbios digestivos são causados, ​​ou piorados, quando nos sentimos excessivamente estressados.

Músculos : A adrenalina faz com que seus músculos se tornem contraídos e você pode começar a adotar posturas corporais não naturais.

Muitas vezes, o stress pode se concentrar em certa parte da musculatura, o que resulta em dores e tensão no local.

As dores no pescoço e no ombro são muito comuns entre as pessoas que se sentem estressadas. O stress também é uma das causas mais comuns de espasmos dos lábios,  e contração, involuntária, do olho.

Como o stress afeta seu corpo na Sexualidade e Sistema Reprodutivo

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O stress interfere diretamente nos hormônios sexuais masculinos e femininos. Em muitos casos, as mulheres entram num ciclo menstrual totalmente irregular, além de apresentarem ainda queda na libido.

Se o seu sonho é ser mãe, mas você não consegue engravidar nem mesmo com tratamento, o stress pode ser uma das causas. 

De acordo com um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Louisville, EUA, o stress pode reduzir em até 45 % (quarenta e cinco por cento)  as chances da mulher engravidar.

Portanto, é imprescindível se cuidar e aprender a manejar e “domar” o stress,  pois o esgotamento emocional, além de te deixar mais suscetível a doenças, pode reduzir, de forma significativa, a chance da maternidade. Se estiver muito difícil de lidar, que tal buscar auxílio de um profissional da saúde?!

Sistema imunológico: Embora, inicialmente, o sistema imunológico se beneficie de uma reação ao stress, com o passar do tempo, ele (o sistema imune) se enfraquece,  e o stress continua.

A presença de cortisol compromete o seu sistema imunológico e o torna mais suscetível a diferentes infecções, alergias e outras doenças.

E, o que é ainda pior, o tempo de recuperação das doenças se torna mais longo. Uma espécie de “inflamação” de baixo grau começa a existir permanentemente no corpo.

Esse quadro, possivelmente, é o ponto de partida para dores inesperadas, muitos problemas complicados de saúde, incluindo o câncer.

Stress em pessoas diferentes

Até aqui tentamos deixar bem claro para você como o stress afeta seu corpo. Contudo, é importante ressaltar que duas pessoas podem ter percepções diferentes da mesma situação.

Nesse caso, certamente, vão reagir de acordo com a própria percepção. Por exemplo: Falar em público pode ser prazeroso, divertido e estimulante para uma pessoa, mas extremamente assustador para outra.

Quando está sob stress, o cérebro não apresenta o seu melhor desempenho. Isso é constatado na maioria das pessoas. 

Assim, você pode ouvir e ver as pessoas dizerem e fazerem todo tipo de coisas irracionais e estúpidas quando estão sob efeito do stress. Uma pequena parte do cérebro realmente é inibida, resultando em ações inexplicáveis.

A melhor estratégia para lidar com o stress

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Como o stress afeta o seu corpo, você já sabe. Então, fique atenta. Um dos passos mais importantes é não ignorar os primeiros sinais que o corpo emite. Lembre-se: O corpo fala!

Se você reconhece e admite que está sob uma sobrecarga de stress físico ou emocional, você poderá enfrentá-lo mais cedo e obter resultados satisfatórios.

Não adie seu descanso e relaxamento para o final de semana e/ou para as próximas férias. A sua “bateria” pode não aguentar até lá.

Geralmente, a melhor estratégia é encarar o stress, imediatamente, quando as emoções destrutivas se manifestam.

Essa iniciativa proporciona ao seu corpo e mente o equilíbrio necessário,  além de impedir que as sensações e emoções maléficas, se tornem mais intensas a cada dia.

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Técnicas para manejar e enfrentar o stress

→Reconheça como o stress afeta seu corpo. Observe os sinais. O seu pescoço endurece? As palmas de suas mãos gelam e começam a transpirar?

→ Tente conversar com você de uma maneira calma e lógica para “injetar” mais controle e positividade na situação. Diga coisas como: ‘ Eu posso lidar com isso’ ou ‘ Estou me acalmando… ‘

→ Observe a sua respiração e não permita que ela se torne superficial e rápida. Respire profundamente! Esse tipo de respiração, ajuda a ativar seu sistema nervoso parassimpático que faz parte do sistema nervoso autônomo. O parassimpático  é  responsável por estimular ações que possibilitam ao organismo responder a situações de calma e equilíbrio.

→ Se for possível, fale com alguém da sua confiança. Alguém que goste de você. Externar o sofrimento, conversar sobre as coisas que te incomodam, além de gerar um grande alívio, mantém você conectada à sua própria essência. Acredite, isso te fortalece!

O stress é contagioso

→ O stress é contagioso. Não projete o seu stress sobre os outros e não absorva para si, o stress de outras pessoas.

→ Quando for conversar sobre as suas questões e os motivos estressantes, tente falar de uma maneira suave e calma. Respire profundamente. Isso será benéfico tanto para você, quanto para a pessoa que te escuta.

→Uma  ótima dica para controlar o stress e a ansiedade é evitar usar as redes sociais em excesso, pois em algumas situações podem acabar causando tristeza, solidão, inveja, descrença, insatisfação, etc

Nas redes sociais é comum as pessoas criarem um mundo de “faz de conta.”

Geralmente, quem está numa onda de stress, fica à mercê, absorve e se deixa levar e comparar com esse mundo maravilhoso de Alice. Se liga, nos bastidores, essa maravilha não existe! Isso não é vida real!

→Outra boa alternativa  pode ser a prática de alguma atividade física,  como a dança, corrida, ciclismo, voley, etc. O movimento “diverte” a mente e cérebro, fazendo com que endorfinas sejam liberadas na corrente sanguínea, promovendo prazer e bem-estar.

→Tomar chás naturais como, Alecrim, Camomila, Passiflora, também pode ser de grande valia na luta contra o stress. 

Pois bem, querida leitora, acreditamos que ficou bem claro para você, como o stress afeta o seu corpo e mente. Sabemos que atualmente milhares de pessoas, inclusive, na zona rural, também são vítimas do stress.

Tanto nos grandes centros, quanto no campo, que tal nos cuidarmos?!  A saúde é a nossa maior e verdadeira riqueza! Xôôô stress! Um abraço relaxante pra você! 🙂

Por Redação:  Divina Albuquerque

 

 

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Divina Albuquerque

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