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Isso acontece com seu corpo quando você come dois ovos por dia. O item 3 é Sensacional!!

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Benefícios do ovo para turbinar a sua saúde!

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Se tem um alimento que quase sempre está presente no cardápio da maioria dos brasileiros, é o ovo.

O alimento, amplamente consumido no Brasil e no mundo,  é utilizado em  diversas e deliciosas receitas.

Para você ter uma idéia, em 2016, o  Brasil  produziu 39 bilhões de ovos. Segundo pesquisa,  cada  brasileiro consome por ano, em média, 162 ovos. Isso seria o equivalente  a quase um ovo a cada dois dias. Mas, nem sempre foi assim.

Os ovos já foram considerados os grandes vilões da nossa alimentação. Sim, há algumas décadas, eles foram demonizados  devido aos elevados  níveis de colesterol. 

Naquela época, muitos médicos acreditavam  que comer ovos,  com certa freqüência,  podia trazer sérios danos à saúde.

Entretanto,  este era apenas  um equívoco comum que tomou um rumo desproporcional. Muitas pessoas, simplesmente influenciadas pela classe médica,  cortaram o ovo da dieta.  Felizmente, diversas  pesquisas foram desenvolvidas e comprovaram os incríveis benefícios do ovo

Graças a estes  estudos, atualmente o ovo  é reconhecido como uma importante e rica fonte de nutrientes  e proteínas.

O ovo  é considerado um dos  alimentos  mais completos do planeta.  Ele contêm proteínas de alta qualidade, vitaminas, minerais e antioxidantes. Além disso, o ovo pode ser usado ​​de diferentes maneiras.

Hoje em dia, alguns  médicos sugerem comer de 2 a 3 ovos por dia  para usufruirmos de todos os benefícios que eles oferecem.

Mas atenção: em casos  de alergias ou outras doenças específicas, é importante a orientação do seu médico ou nutricionista.

Continue lendo este artigo e descubra os incríveis benefícios de comer 2 ovos por dia. 

Benefícios do ovo para potencializar a sua saúde

  1. Reduz o risco de câncer

De acordo com um estudo publicado no jornal “Breast Cancer Research”, comer ovos todos os dias pode reduzir o risco de câncer de mama em 18%.

Os ovos contêm uma grande quantidade de aminoácidos, vitaminas e minerais que estabilizam seus níveis de estrogênio. Importante ressaltar que,  na menopausa, a falta desse hormônio pode ser a principal causa de várias doenças.

  1. Diminui o risco de doenças cardiovasculares

Os ovos contêm até 40 mgr. de HDL (bom colesterol) que pode prevenir doenças cardiovasculares.

Num passado não muito distante, especialistas defendiam  que os ovos elevavam os níveis de colesterol no sangue. Mas, pesquisas comprovam que isso não é verdade.  O corpo regula seus níveis de colesterol e a maior parte desse colesterol é produzido pelo próprio corpo, pois precisa dele. (HDL bom colesterol).

Isso foi comprovado por uma pesquisa realizada no Centro de Pesquisa Biomédica da Louisiana. O estudo envolveu 152 pessoas, com excesso de peso,  que foram divididas em 3 grupos.

O primeiro grupo não comeu nada no café da manhã;  o segundo ingeriu 2 ovos; enquanto que o terceiro comeu apenas um pedaço de pão.

Os resultados foram surpreendentes. O  grupo  que ingeriu 2 ovos,  perdeu 75% mais de peso e 35% mais de gordura da barriga, além de não ter sofrido  mudanças em seus níveis de colesterol.

O alto teor de ácidos graxos ômega-3 nos ovos,  também pode reduzir os níveis de triglicerídeos, evitando numerosos problemas cardiovasculares.

  1. Protege e melhora a saúde dos olhos

Os benefícios do ovo são mesmo de encher os olhos. Eles são perfeitos para preservar a nossa boa visão graças à grande quantidade de vitamina A, luteína e zeaxantina. 

A luteína e a zeaxantina são dois poderosos antioxidantes que contribuem fortemente na prevenção da degeneração macular  reduzindo,   de forma significativa,  o risco de desenvolver catarata.

E,  outro detalhe muito importante, esses nutrientes presentes no ovo colaboram também para aumentar o seu alcance visual. Maravilha, não?!

Alem disso, a gema por ser  muito rica em zinco,  contribui para potencializar o poder antioxidante do alimento. Essa ação ajuda a afastar diversas doenças da visão relacionadas à idade.

A degeneração macular e catarata, estão entre as principais causas de deficiência visual e cegueira nos idosos. Os  antioxidantes encontrados no ovo reduzem significativamente estes riscos.

  1. Protege o cérebro

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Os ovos contêm colina, um nutriente essencial para os seres humanos e  necessária para a função normal de todas as células.

Ela é uma das vitaminas do complexo B. As duas principais funções da colina envolvem o cérebro.

A colina é essencial  para a formação do neurotransmissor acetilcolina que, de maneira indireta,  regula a memória. Esse neurotransmissor envia estímulos ao cérebro e ao sistema nervoso. A falta dele pode provocar danos e efeitos negativos na memória e em outras funções cerebrais.

No ovo, encontra-se também a  vitamina B12 que é essencial para o bom funcionamento do cérebro. O consumo regular de ovos  contribui  para evitar Parkinson,  Alzheimer e outras doenças degenerativas.

Atenção mulheres: A colina é muito importante para a sua saúde, principalmente durante a gravidez, pois ela tem um papel  essencial na formação do cérebro do bebê.

Portanto, durante a gestação (enquanto está se formando o cérebro do embrião) o consumo de colina  é indispensável para que isto ocorra de forma saudável.  Para saber mais sobre a colina no desenvolvimento cerebral, clique AQUI.

  1. Retarda o processo de envelhecimento

De acordo com um estudo na Alemanha, comer ovos regularmente pode desacelerar   o processo de envelhecimento e, ainda,  prevenir o câncer de pele.

Os ovos contêm pigmentos orgânicos como carotenoides que, comprovadamente,   retardam o envelhecimento. No entanto, para se beneficiar plenamente, você precisa comer os ovos fervidos, pois eles contêm mais carotenoides dessa maneira devido às alterações químicas geradas quando estes são muito cozidos.

Alerta: A salmonela é uma bactéria que pode estar presente no ovo e causar infecção. Portanto, se você gosta de comer ovo com a gema mole, é necessário muito cuidado.

Essa bactéria só morre a 70 °C e,  na hora do cozimento, ele atinge somente 65°C. Uma forma de se prevenir é comprar ovos  de  produtores  da sua confiança e aquecê-los muito bem antes do consumo. (Em torno de 12 minutos).

  1. Reduz o risco de defeitos congênitos

Os ovos contêm 0,7 mcg. de vitamina B9 (ácido fólico) que é recomendado para mulheres grávidas. O ácido fólico reduz o risco de defeitos congênitos e previne danos ao sistema nervoso do embrião. Os ovos são uma das mais ricas fontes  de vitamina B9. O seu consumo é fundamental para manter uma boa saúde.

  1. Contribui para a saúde do fígado, pele e cabelo

A gema de ovo contém proteínas, zinco e enxofre que podem revitalizar seus cabelos se eles estiverem ressecados  e fracos.  Ela colabora também para  melhorar a aparência e saúde da sua pele.  E mais, o ovo contêm lecitina, uma substância que ajuda o fígado no processo de desintoxicação, além de facilitar a digestão.

  1. Auxilia no emagrecimento

Se você quer perder peso, você deve ficar longe de alimentos com baixo índice glicêmico e comer mais ovos. Eles  promovem saciedade rapidamente,  te ajudando a comer menos e resultando na perda dos quilinhos extras.

  1. Mantém os ossos saudáveis

Os ovos são ricos em vitamina D e cálcio, dois nutrientes importantes para os ossos e os dentes. De acordo com estudos, o cálcio e a proteína trabalham em conjunto para manter os processos metabólicos e os níveis de cálcio firmes nos ossos.

Vale ressaltar que tomar banho de sol, diariamente, em torno de 15 minutos (sem protetor solar)  é muito importante para  produzir vitamina D,  naturalmente.  É evidente que os ovos também contribuem mas,  neste caso,  o sol é essencial.

  1. Ajuda a manter os músculos

A clara de ovo contém um aminoácido chamado  leucina,  que ajuda você a ganhar massa muscular  e a manter os músculos firmes.

Além da leucina, a clara de ovo  contém uma proteína chamada “ albumina”, de grande biodisponibilidade. Isso significa que é muito bem absorvida pelo nosso organismo. A albumina é muito querida e uma velha conhecida de atletas profissionais e praticantes de musculação.

É relevante mencionar que são degradadas em aminoácidos, todas as proteínas encontradas na clara de ovo. Estes aminoácidos  são absorvidos pelo intestino e enviados para o fígado, de onde  serão levados para dar origem a novas fibras musculares.

  1. Auxilia na prevenção de AVC e ataques cardíacos

De acordo com um estudo da Harvard School of Public Health,  o consumo regular de ovos pode ajudar a prevenir ataques cardíacos, coágulos sanguíneos e acidente vascular cerebral.

   12. Contribui para o ganho de massa e emagrecimento saudável

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Um dos benefícios do ovo,  que o faz ser considerado um superalimento, é por ser riquíssimo em proteínas. Elas  servem tanto para fins funcionais quanto estruturais e são os principais blocos de construção do corpo. As proteínas tem um importante papel  no ganho de massa muscular e para a   perda de peso.

Diversos estudos comprovam que os ovos estão entre as melhores fontes de proteína na dieta. Neste contexto, vale ressaltar que a qualidade de uma fonte de proteína é determinada pelas quantidades relativas dos aminoácidos essenciais.  

Uma boa fonte de proteína contém todos eles nas proporções adequadas. Reforçando, o ovo contém esses aminoácidos e é riquíssimo em proteínas de alta qualidade.

Bom, agora que você já sabe dos benefícios do ovo,  vamos falar da forma correta de se armazenar e manipula-los. Isso é muito importante. Uma das dúvidas mais comuns é quanto ao lugar ideal para conservá-los em bom estado pra consumo.

Muitas pessoas questionam se guardá-los na porta da geladeira realmente é o mais indicado. Confira abaixo a maneira de consumir e armazená-los, corretamente, de acordo  com  as orientações da Proteste (Associação brasileira de Defesa do Consumidor) Vamos lá!

Dicas para conservar os ovos

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  • Mantenha os ovos dentro da embalagem e sem lavá-los. Você só deverá higienizá-los antes de prepará-los para consumo.
  • O ovo deve ser guardado dentro da geladeira, nas prateleiras, mais ao fundo. Não se deve deixar o alimento na porta. (se a família abrir muito a porta, a variação da temperatura pode prejudicar a conservação dos nutrientes)
  • Para saber se o ovo está fresco, chacoalhe-o levemente. Ao realizar esse movimento, o conteúdo não deve se mover (caso se movimente, está velho). Outra forma de verificar é pôr o ovo em uma vasilha com água e sal: quanto mais fresco ele é, mais fundo ele fica.
  • Ao comprar ovos, certifique-se da data de validade e que não estejam com a casca suja, trincada ou quebrada;

Como consumir ovos com segurança

  • Pessoas saudáveis podem consumir 1 ou 2 ovos por dia. Porém, ele não deve ser a única fonte de proteína de sua refeição.
  • Não consuma ovos crus ou com a gema muito mole, pois bactérias como a Salmonella spp. podem estar presentes. A melhor forma de ingerir o ovo é após cozinhá-lo por 12 minutos.
  • Conheça a procedência do alimento. Verifique sempre no rótulo da caixa do ovo o selo da Inspeção do órgão público responsável.
  • Se você é esportista, pode ingerir até duas claras de ovos para conseguir proteínas que auxiliam a recuperação e restauração dos músculos. Só não as consuma cruas.
  • Fuja das dietas apenas a base de ovos.
  • Não use as claras de ovos com propósitos estéticos, pois o efeito das proteínas, nas condições em que estão no alimento, não é o ideal. Prefira cosméticos com proteínas já adaptadas.
  • Coma ovos e os alimentos feitos dele bem fritos e cozidos
  • Os alimentos preparados com ovos devem ser armazenados na geladeira para sua melhor conservação.

Benefícios do ovo: Forma de preparar

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É importante observar e  tomar cuidado na hora de preparar o ovo, pois quando é mexido ou frito, geralmente há adição de gorduras. Isso contribui para aumentar as calorias e pode,  ainda,  elevar o nível de LDL ( colesterol  ruim ) no sangue.

Querida leitora, como você pode constatar, os benefícios do ovo são diversos, pois ele apresenta  um valor nutricional altíssimo e não prejudica à saúde como se pensava há algumas décadas .

Ele é rico em diversos nutrientes, essenciais, que  regulam os diferentes processos corporais e contribuem para melhorar sua saúde geral.

Levando em consideração todos os  benefícios do ovo,  alguns  especialistas recomendam comer 2 a 3  ovos por dia, exceto nos casos de diabetes ou problemas cardíacos, quando você deve comer apenas 3 ovos por semana.

Contudo,  é sempre bom lembrar que,  por mais saudável que o ovo seja,  uma alimentação variada e colorida incluindo frutas, legumes e outras  proteínas é fundamental para manter a sua saúde em alta.

E para finalizar sobre os benefícios do ovo,  ele  tem mais uma “vantagem”;   por ser  um alimento mais barato, é mais  acessível, além de render uma grande variedade de  pratos deliciosos! Muita saúde pra você! 🙂

Por Redação!

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