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Benefícios de uma boa noite de sono para a sua saúde. Aprenda agora como ter um sono de qualidade!

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Benefícios de uma boa noite de sono para a sua saúde!

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Dormir bem proporciona inúmeros benefícios para o corpo e mente. Além disso, emagrece, rejuvenesce e deixa a pele muito mais viçosa. Saiba que este é um conhecimento milenar!

Cleópatra, a famosa rainha do Egito,  que era super vaidosa, levava muito a sério os poderes de uma noite bem dormida.  Por este motivo,  de acordo com alguns historiadores, ela  não abria mão dos benefícios de  uma boa noite de sono.

Está mais do que comprovado que um dos grandes segredos para ter boa saúde,  é dormir bem.

O sono é o nosso principal combustível. Além de proporcionar o descanso, ele nos (re)abastece, revitaliza  e nos prepara para as diversas funções que o organismo realiza no dia-a-dia.

Quando não dormimos, satisfatoriamente, é perceptível o quanto isso nos afeta de várias maneiras, inclusive a nossa aparência. O cansaço é maior, as olheiras aparecem nos deixando com aquele aspecto envelhecido.

O sono é essencial para a produção hormonal,  e os hormônios desempenham diversas e importantes funções no organismo.

Isso acontece porque é durante o sono que estes se produzem e ocorre a renovação celular.

Noites mal dormidas,  de forma contínua, é um gatilho para diversas doenças como a obesidade, depressão e  um forte  aliado para o stress.

Dormir bem combate a depressão

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Você sabia que o sono é particularmente essencial para a saúde do cérebro? É muito importante estabelecer e manter  hábitos saudáveis para usufruir dos benefícios de uma boa noite de sono.

Um sono revigorante é fundamental no controle dos sintomas de transtorno bipolar e, principalmente, da depressão.

Existe uma ligação clara entre a depressão e o sono. Estudos apontam que 60 a 80 por cento,  de pessoas com depressão,  sofrem distúrbios do sono de alguma espécie.

É importante ressaltar que distúrbios do sono persistentes podem elevar,  de forma significativa,  o risco de uma recaída na depressão. Além disso,  pode também dificultar ou  retardar  a sua resposta ao tratamento.

Pessoas que têm de seis a oito horas diárias de sono,  apresentam menos chances de desenvolver depressão e outras doenças.

Estudos revelam  que quem  dorme bem,  possuí índices mais elevados de qualidade de vida se comparado às pessoas  que não dormem satisfatoriamente.

Dormir bem auxilia no emagrecimento

Amiga leitora, um dos benefícios de uma boa noite de sono é auxiliar no emagrecimento. Enquanto dormimos, o nosso corpo realiza diversas funções e nosso metabolismo se mantém ativo.

Segundo o médico americano,  Michael Breus,  autor do livro “The Sleep Doctor’s Diet Plan” (na tradução do inglês, “O Plano de Dieta do Médico do Sono”, ainda sem edição no Brasil), o método para emagrecer com saúde é muito simples. De acordo com ele, o método é capaz de deixar  todas as dietas no chinelo.  O segredo é dormir!

Porém,  esse sono precisa ter boa qualidade e quantidade ideal de horas,  respeitando o ritmo de cada pessoa. Dormindo da forma correta, você pode  perder de sete  a oito  quilos em trinta dias.  

Benefícios de uma boa noite de sono: Por que o sono emagrece?

Segundo o especialista, Dr.Michael Breus, isso ocorre porque enquanto dormimos,  as gorduras  são transformadas em energia mais rapidamente.

Entretanto,  é necessário dormir pelo menos sete horas e meia por noite. Isso faz o seu metabolismo (ou seja, a capacidade do corpo de transformar gordura em energia), acelerar.

Dessa maneira, os hormônios ficam regulados e, de certa forma, afasta a gula e colabora para disciplinar a fome.  A alimentação equilibrada auxilia no emagrecimento. 

Se há poucas horas de sono, estas funções se desestabilizam e a produção de hormônios é reduzida, fazendo com que a queima de calorias ocorra de forma bem mais lenta.

Diversas pesquisas já comprovaram que quem dorme em média sete a oito horas por noite,  têm mais facilidade para emagrecer, pois consegue queimar mais calorias que aqueles que não as cumprem.

Durante o sono é produzido o hormônio do crescimento (GH)

Enquanto dormimos nosso corpo produz o hormônio do crescimento,  que ajuda a melhorar o desempenho físico.

Esta é também a razão pela qual os médicos recomendam para as crianças dormirem mais cedo. Sim, isto mesmo, para ativar o hormônio do crescimento.

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E não é só isso, crianças que dormem cedo ficam mais atentas, pois o sono adequado auxilia a memória e estimula a capacidade de aprendizagem.

Mais um dos benefícios de uma boa noite de sono para a garotada é o seguinte:  crianças que dormem e acordam mais cedo,   tem menos tendência à obesidade, pois  são mais ativas e dinâmicas.

Além disso, mantém o seu metabolismo funcionando em harmonia com a produção de hormônios.

Uma pessoa que dorme a quantidade ideal de horas, favorece a produção deste hormônio,  tendo assim mais disposição no dia a dia para praticar  atividade física.

Essa prática traz diversos benefícios para a sua saúde, tais como: fortalecimento muscular, melhora da autoestima,  manutenção do peso, controle da pressão arterial, dentre outros.

Benefícios de uma boa noite de sono: melhora o humor

Já percebeu que quando alguém não dorme bem o mau humor, principalmente  matinal fica mais freqüente e acentuado? Em alguns casos,  fica insuportável mesmo, não é verdade?

Pois bem, com a insônia isso tende a aumentar cada vez mais, o que gera certo desconforto para aqueles que estão ao seu redor.

Muitas vezes, a pessoa toma calmantes para controlar a irritação, sendo que para resolver o problema, basta usufruir dos benefícios de uma boa noite de sono de sono.

Quando você tem um sono revigorante,  o risco de ficar desconcentrado  e irritadiço é bem menor. Vale lembrar que o bom humor sempre lhe trará mais qualidade de vida e pensamentos assertivos!

Dormir bem melhora o aprendizado

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Um estudo da Universidade de Lübeck, na Alemanha, mostrou que o aprendizado  está intimamente associado ao dormir bem, pois favorece a consolidação, na memória, de novas informações adquiridas.

Segundo os pesquisadores, essa consolidação é um processo ativo,  que ocorre com a ajuda de neurotransmissores e neuro-hormônios secretados durante o sono.

O cérebro precisa primeiro passar por várias horas de sono, sem perturbações, para estar apto ao aprendizado.

Quando você dorme de seis a oito horas,  as informações são armazenadas com mais facilidade. Portanto, não adianta passar a madrugada toda estudando. Provavelmente o seu rendimento e aprendizado serão comprometidos.

Dormir bem diminui o risco de infarto 

O cardiologista Abrão Cury, do HCor – Hospital do Coração, explica que a má qualidade do sono provoca uma série de disfunções no organismo.

Segundo ele, a falta ou excesso de sono estão associados a eventos que levam a óbito, como o diabetes tipo 2, hipertensão arterial, alterações respiratórias e obesidade.

Além disso, a dificuldade em pegar no sono provoca stress e irritabilidade, favorecendo a liberação de cortisol, o hormônio que age no controle da pressão arterial.

Para o especialista do HCor, a privação de sono é certamente responsável pela redução da expectativa de vida. (Vale lembrar que a privação de sono foi usada como meio de tortura na ditadura militar brasileira).

O cardiologista do HCor afirma ainda que cada um precisa de determinado tempo de sono. O ideal seria sete/oito horas por dia.

Mas, ele alerta: não adianta pensar apenas na quantidade de horas,  é essencial  que esse sono tenha qualidade e seja reparador.

Benefícios de uma boa noite de sono: como dormir bem?

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Você sente que está com dificuldades para dormir? Talvez alguns hábitos diários estejam influenciando negativamente e lhe tirando preciosas horas de sono, note como mudá-los!

Evite músicas agitadas

Antes de dormir, prefira uma leitura silenciosa ou música calma, de preferência instrumental,  para ajudar a relaxar.

Músicas agitadas fazem com que seu batimento cardíaco acelere afastando ainda mais o sono e deixando-a ansiosa.

Evite cafés ou chás estimulantes durante a noite

Sabe aquela xícara de café após o jantar? Evite-a! Alguns estudos comprovam que o café deixa o organismo em alerta. É considerado um dos grandes vilões para uma boa noite de sono.

Troque-o por um suco, de maracujá, por exemplo, que é um calmante natural. Essa simples troca deixará você mais relaxada, facilitando assim a chegada do sono.

No jantar prefira comidas leves

Aquele ditado que devemos “tomar café da manhã como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um mendigo” se faz inteiramente válido!

Evite comer alimentos gordurosos e pesados à noite, pois eles demoram mais para serem digeridos.

Isso exige um esforço muito maior do seu estômago para fazer a digestão. Assim,  a qualidade do seu sono fica prejudicada. Ah, isso aumenta as chances de ter pesadelos também.

Um dos grandes vilões são as comidas mais calóricas e com muito carboidratos como os fast-foods, fique longe deles!

À noite prefira sempre alimentos leves e de fácil digestão, pois assim não  não vão interferir na qualidade do seu sono.

Faça meditação ou outra prática que promova bem estar

Muitos estudos vêm sendo desenvolvidos sobre a meditação e a influência desta em nossas vidas.

Os resultados obtidos demonstram que a meditação tem auxiliado cada vez mais para uma boa qualidade de vida e também para o sono.

Com as técnicas desenvolvidas no Yoga, por exemplo, você  aprende o controle sobre a respiração e também sobre o seu corpo.

Isso promove maior  tranquilidade, paz, e relaxamento para a mente e os músculos em geral.

Se você acha a prática da meditação muito difícil, existem diversas outras maneiras alternativas, e fáceis, que proporcionam ótimos resultados. Confira aqui!

Esvazie sua mente

É comum,  às vezes,  ao colocarmos nossa cabeça no travesseiro,  vir à nossa mente todos os problemas do trabalho, compromissos do dia seguinte, contas, etc.

Mas isto deve ficar longe, lembre-se que o sono é precioso e procure fazer um esvaziamento mental. Pode não ser tão simples, mas é possível.

Amiga leitora, agora que você já sabe alguns dos benefícios de uma boa noite de sono, inclusive que dormir bem emagrece e rejuvenesce, que tal colocar em prática as nossas dicas para usufruir de um sono mais restaurador e revigorante?! 

Estamos na torcida para que você durma tão bem como uma deusa. Bons sonhos! 🙂

Se quiser aprofundar o seu conhecimento sobre o sono, acesse: Associação Brasileira do Sono : http://www.absono.com.br

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→Apnéia do sono: O que é? tem cura?

→Descubra como exercitar a sua espiritualidade 

 

 

 

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