0

10 dicas para desintoxicar os pulmões e prevenir problemas respiratórios!

10 dicas para desintoxicar os pulmões de forma natural e saudável. Aprenda!

10-dicas-para-desintoxicar-os-pulmões-1

O corpo humano é a máquina mais complexa e perfeita já criada. Cada órgão tem as suas funções específicas em harmonia com todos os demais. 

Os seguintes órgãos compõe o  Sistema Respiratório Humano: boca,  cavidades nasais,  faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos.

Esses três últimos, ou seja, os brônquios, bronquíolos e alvéolos  formam os pulmões.  Em condições normais de vida, você respira de 20.000 a  23.000 vezes por dia.

Isso significa que, a cada respiração, todos esses órgãos são envolvidos.  Isso isso mesmo, apenas para você respirar todos  esses órgãos são acionados de 20.000 a 23.000 vezes por dia. Ufa!

É por isso que cuidar com responsabilidade do seu sistema respiratório é fundamental  para a sua saúde. 

Infelizmente, de um modo geral,  os pulmões  não são valorizados da forma que deveria, mesmo sendo os órgãos mais importantes neste sistema.

Os pulmões podem ser acometidos por vários problemas de saúde. Um dos causadores bem conhecido é o hábito de fumar. Além disso, muitas vezes, estão expostos à poluição ambiental, vírus, problemas genéticos, dentre outros.

As doenças mais comuns que afetam os pulmões são:  bronquite, asma e enfisema pulmonar relacionado ao hábito do tabagismo. Aliás, o hábito de fumar, seja cigarro, charuto, cachimbo e outros, pode causar  diversas doenças.

Você sabia que as toxinas e outas substancias que se encontram nos lóbulos esponjosos  também entram na corrente sanguínea? Está ai mais um excelente motivo para cuidar da saúde do sistema respiratório.

Agora  você vai aprender 10 dicas para desintoxicar os pulmões e prevenir doenças respiratórias. 

Esta é outra boa razão pela qual você deve garantir que não haja substancias tóxicas em  seus pulmões.

Assim eles estarão sempre saudáveis, menos propensos à doenças e poderão desempenhar a sua função de forma equilibrada e em harmonia com todo o sistema. 

Então, no decorrer do texto estão algumas coisas simples e práticas que você pode fazer no dia a dia, mais especificamente,  são 10 dicas  para desintoxicar os pulmões de forma bem natural.

Esse procedimento vai aumentar a sua capacidade, além de reduzir o risco de doenças que acometem os pulmões. Vamos às dicas, amiga!

10 dicas para desintoxicar os pulmões rápido e naturalmente

1. Água

Beber bastante água é fundamental  para que o organismo exerça todas as suas funções e esteja sempre bem hidratado.

Quando não ingerimos uma quantidade suficiente de água, nosso organismo compensa através da retenção de sódio. O excesso de sódio faz mal à saúde.

Além da hidratação e manter um ambiente propício para o bom funcionamento de todo o organismo, a água contribui para a remoção do muco,  impedindo também  que as infecções bacterianas se desenvolvam.

Para variar e dar uma incrementada no sabor,  você pode adicionar os seus vegetais e frutas preferidos à sua água.

Experimente esta receitinha desintoxicante:

Detox Água com Limão e Pepino

  • Uma jarra de água
  • 6 a 10 fatias de pepino
  • ½ fatia de limão
  • Um pequeno punhado de folhas de hortelã

Misture tudo e deixe descansar durante a noite. Na manhã seguinte, coe a mistura e vá bebendo o líquido no decorrer do dia.

2. Gengibre, hortelã e limão

chá-gengibre-hortelã-limão

A água de limão é uma das melhores bebidas desintoxicantes, não apenas para pulmões, mas para todo o corpo. Os limões contém antioxidantes e podem ajudar a liberar todas as toxinas do seu sistema.

Beba um copo de suco de limão fresco, (sem açucar) todas as manhãs para permanecer energizado durante todo o dia.

Gengibre e hortelã, por outro lado, ajudam a desobstruir o sistema respiratório. Eles auxiliam também na desintoxicação dos  seus pulmões contra toxinas.

Beba chá de hortelã com gengibre antes de dormir. Isso contribui para desintoxicar  e respirar melhor.

3. Exercício de respiração

Para manter seus pulmões livres de toxinas, você deve tentar a respiração profunda.  Esse tipo de exercício melhora a sua circulação sanguínea para os pulmões.

Um exemplo de exercício de respiração profunda é segurar a respiração por alguns segundos e, então, exalar fortemente. Além disso, esses exercícios estimularão seu coração.

Outras coisas que você pode fazer para aumentar sua capacidade pulmonar é: soprar  balões, tocar algum instrumento de sopro, etc

4. 10 dicas para desintoxicar os pulmões: Valorize o natural

Produtos de limpeza como purificadores de ar, pavimentos e lustradores de móveis, aerossóis e cloro são responsáveis ​​por grande quantidade de substancias  químicas e tóxicas. 

Usar tais produtos significa expor seus pulmões a essas toxinas, o que pode contribuir para muitas doenças que, geralmente, acometem os pulmões, como a asma, por exemplo.

Portanto, é melhor escolher produtos que não contenham ingredientes inflamáveis ​​ou fragrâncias.

E um detalhe muito importante: sempre que for fazer limpeza em sua casa ou escritório, abra portas e janelas para que o ar fresco entre e possa circular pelo ambiente. 

5. Óleo de eucalipto

O óleo essencial de eucalipto contém muitos compostos com potentes substancias  expectorantes,  antiespasmódicos e propriedades descongestionantes.

O composto ativo chamado cineol alivia a tosse e trata os problemas das vias respiratórias superiores. Além disso, pode ajudar a desobstruir e aliviar a dor de garganta e o congestionamento.

O aconselhável é inalar o vapor de óleo de eucalipto até, no máximo,  três vezes por semana.

6. Parar de fumar

Acreditamos que das 10 dicas para desintoxicar os pulmões, abandonar o hábito de fumar, certamente, é a mais importante.

Deixar de lado o cigarro vai  contribuir, e muito, para uma verdadeira faxina nos seus pulmões.  Você deve evitar também as áreas onde é permitido fumar para não respirar tantas toxinas. Outra boa dica é comer mais frutas no dia a dia.

Os cigarros contêm alguns compostos perigosos, e um deles é o alcatrão causador de câncer. Pode causar ainda  resfriados, alergias, tosse e sibilância. 

E se isso não bastasse, o tabagismo é a causa de um grande número de  mortes resultantes do câncer de pulmão. Esta é mais uma razão pra abandonar o vício.

7. Suco de uva

suco-uvas

 

Beber suco de uva fresco todos os dias durante uma semana ajudará a limpar seus pulmões das toxinas.

E tem mais: os potentes antioxidantes da uva ajudam a reduzir as chances de inflamação pulmonar, diminuindo  assim o risco de asma e até de câncer.

8. Evite alimentos que produzem muco

Você sabia que produtos lácteos, a carne, o trigo e a soja são alguns dos alimentos que contribuem para o acúmulo de muco em seus pulmões?

Consumir mais alimentos antioxidantes e ricos em fibras ajudará na desintoxicação de todo o seu sistema.

9. Orégano

Os compostos de purificação de carvacrol e terpenos encontrados no orégano ajudam a aliviar a congestão e a inflamação nos pulmões. Eles melhoram seu trato respiratório geral e o fluxo de ar da passagem nasal.

Faça chá usando orégano fresco ou desidratado e água quente (para infusão). Mergulhe a erva por 5 minutos e tampe. Espere esfriar e  beba uma xícara de chá, duas vezes ao dia.  Isso irá tratar problemas respiratórios como a asma.

Outra maneira de obter as  propriedades curativas do orégano é usá-lo sob a forma de um óleo essencial. 

Adicione algumas gotas de óleo essencial de orégano a um copo de chá quente e beba uma vez por dia. Isso ajudará a limpar seus pulmões.

Alternativamente, use orégano nos seus pratos do dia a dia.

10. Mel

favo-mel-com-abelhas

Se você não for diabética e nem tiver nenhuma contra-indicação, coma uma colher de mel cru e orgânico como primeira coisa da manhã.

Uma outra opção é adicionar o mel  em um copo de água e beber de manhã. As propriedades anti-sépticas e antibacterianas do mel ajudarão a aliviar a tosse dentro de uma semana, especialmente se você for um ex-fumante.

Amiga leitora, aí estão as 10 dicas para desintoxicar os pulmões. Coloque-as em prática e cuide bem dos seus pulmões. Alimente-se de forma mais saudável, tome bastante água e, se você for fumante, que tal abandonar o vício? Sua saúde agradece!

Fontes:

https://www.livescience.com/52250lung.html; http://www.paho.org/bra/; https://vapingdaily.com/quit-smoking/cleanse-lungs-after-quitting/ https://alternativehealthuniverse.com/8-tips-will-help-detoxify-   RECOMENDADO PARA  VOCÊ: ↓

 Sucos naturais para emagrecer com saúde. Faça agora!

Saiba os incríveis benefícios do Ômega 3

 

Gostou? Curta e Compartilhe!! 🙂
(Visited 111 times, 1 visits today)

Comentários

Divina Albuquerque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *